fbpx

Dança

Dança | 14 e 15 de Setembro

Fascinação

Ícaro Cia. de Dança
Sábado às 20h e Domingo às 19h | Duração: 60 minutos | Classificação: Livre | Ingressos: Inteira R$ 40,00 e Meia-Entrada R$ 20,00
Compre aqui ou compareça a bilheteria do Teatro

Espetáculo de Dança “Fascinação” percorre a trajetória musical de Elis Regina

Coreografados por Glauco Fernando, os bailarinos da Ícaro Cia de Dança interpretam sucessos como Arrastão, Ladeira da Preguiça e Águas de Março

 

Ícaro Cia de Dança, dirigida e coreografada por Glauco Fernando, traz aos palcos paulistanos o espetáculo Fascinação, que apresenta a interpretação coreográfica dos principais sucessos de Elis Regina. Após uma bem sucedida temporada pelos Centros de Ensinos Unificados (CEU) da Prefeitura de São Paulo, os bailarinos sobem ao palco do Teatro Estadual de Araras, nos dias 14 e 15 de setembro, em uma releitura que circulará em diversas cidades do estado de São Paulo.

 

O espetáculo Fascinação está foi concebido em 2010 quando, ainda em processo de pesquisa, os bailarinos se apresentaram em diversos CEUs da cidade de São Paulo. “Foi uma forma de amadurecer as coreografias e os profissionais no palco antes da estreia no circuito profissional”, detalha o diretor artístico e coreógrafo Glauco Fernando.

 

“O grande desafio foi buscar músicas que remetessem à história musical das pessoas, mas que fossem também as melhores escolhas musicais de compositores como Edu Lobo, Chico Buarque, Milton Nascimento, dentre tantos outros que Elis fazia questão de promover na revelação de novos talentos”, explica o roteirista e pesquisador Flávio Freitas, que assina também a produção executiva do espetáculo.

 

Os bailarinos emprestam seu corpo e suas emoções às 14 canções escolhidas para o espetáculo. “As músicas foram escolhidas pensando nos movimentos, através de batidas importantes, como o piano ou base de percussão”, explica Beatriz De Luca, maestrina responsável pela montagem e mixagem da trilha sonora.

 

“Nosso grande desafio é buscar a expressão e a emotividade das músicas em cena, exigindo que o bailarino se transforme técnica e emocionalmente a cada música, na busca do inconsciente de Elis que a todo momento surge por meio de frases ditas por ela durante sua carreira”, finaliza Glauco Fernando.

 

Ícaro Cia de Dança

A Ícaro Companhia de Dança surgiu na Cidade de São Paulo no ano de 2005. numa mostra de dança no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo. Em um tempo onde as Cias Paulistanas tem a base do seu trabalho técnico pautado nas Técnicas de Dança Contemporânea, a Cia nasceu para ser diferente… nasceu para defender o estilo neoclássico e provar que é possível uma convivência saudável entre todas as tribos. O nome “Ícaro” veio mesmo do sonho da lenda grega, onde acreditamos que cada um pode ter asas para voar atrás de seus objetivos, mas sempre com prudência e segurança, para que a cera das asas não derreta ao calor do sol.

Um pouco do Histórico da Cia

Em 2005 foram criadas duas explorações coreográficas: Carmen e Momentos de Holanda. Os espetáculos estrearam no Teatro Sérgio Cardoso e seguiram temporadas apresentando-se em teatros na Grande São Paulo. Foi visto por mais de 10 mil pessoas. Em 2009, o espetáculo Bach Barock Brasilien estreou no Teatro Brigadeiro e seguiu por uma temporada ininterrupta durante os anos de 2009 a 2010, onde a companhia apresentou-se nas cidades de Brasília, Curitiba e São Paulo através do circuito “Caixa Cultural”, seguindo pelo Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Uberlândia (no Teatro Rondon Pacheco) e através de convênio com o Município de São Paulo, promoveu um trabalho de formação de público nos Centro de Ensino Unificado. Mais de 15 mil pessoas acompanharam nosso trabalho, mais de 5 mil crianças tiveram contato com o estilo neoclássico ou clássico pela primeira vez em suas vidas.

No triênio 2012 a 2015, a Cia fundamentou seu elenco e desenvolveu a coreografia “Fascinação – Espetáculo de Dança na Obra de Elis Regina”. Estreou no Teatro Gazeta em São Paulo, e seguiu pelas cidades de Guarulhos, Araras e São José dos Campos, prosseguindo para Belo Horizonte, já com horizontes de terras mineiras. Em continuação com sua parceria com a Prefeitura de São Paulo, apresentou-se nos Centros de Ensino Unificados, além de promover a realização Oficinas de Ballet Clássico e Fotografia para a dança, a mais de 1.600 crianças e jovens. Este espetáculo alcançou um público total de 20 mil pessoas, entre espetáculos e oficinas.

 

SOBRE O DIRETOR E COREÓGRAFO RESIDENTE:

Glauco Fernando  é Diretor Artístico, Coreógrafo e Bailarino da Ícaro Cia de Dança desde a sua fundação, em 2005 – formado pela Prof(a) Silvia Cibele, através do Silci Ballet em Ballet Clássico, repertório e Pas de Deux, freqüentando as seguintes escolas internacionais: Escola Acadêmica e Coreográfica do Ballet Bolshoi em Moscou e também, Centro Prodanza em Havana. Foi membro solista da COMPANHIA DE NITERÓI, lá permanecendo de 2001 até julho de 2002. De Outubro a Dezembro de 2002, participou do corpo de baile do CISNE NEGRO, durante a montagem do Espetáculo “O QUEBRA-NOZES”. É Diretor Artístico e Coreógrafo da Ícaro Cia de Dança desde 2005, tendo sido premiado em diversos festivais no Estado de São Paulo com o conjunto coreográfico do espetáculo Bach Barock Brasilien, espetáculo este que circulou nacionalmente entre os anos de 2009 e 2011 através do circuito CAIXA Cultural e produções próprias da Artesofia. Em 2011 coreografou o espetáculo Fascinação – Espetáculo de Dança na obra de Elis Regina, que circulou pelo estado de São Paulo e visitou também Belo Horizonte.  Em maio de 2017 fundou a OPHU – Orquestra Philarmônica de Uberlândia, em atividade contínua naquela cidade. Atualmente, além de Diretor atua como professor de dança em várias escolas da capital e do interior paulista.