Teatro

TEATRO | 06 de agosto

Jantar

Array
Domingo às 19h00 | 70 min | Ingressos: Entrada Gratuita

Um casal reúne amigos para um jantar.Todos experimentam grandes transformações em relação ao passado e expressam, ao mesmo tempo, irritação e conformismo. A anfitriã, elegante e ácida, recebe um cientista brilhante e egocêntrico; uma vegetariana à primeira vista apática, mas que, na verdade, está atrás de seu marido; uma apresentadora de TV vista como mulher-objeto, mas cínica e inteligente; um escritor de best-seller narcisista; um garoto de entregas que se diz ladrão de mansões, ardiloso e revoltado; e um misterioso garçom, contratado pela internet.

Comédia ácida da dramaturga inglesa Moira Buffini tem direção de Mauro Baptista Vedia (diretor de A Festa de Abigaiu) e mostra o vazio espiritual da sociedade contemporânea

Retrato da sociedade contemporânea, onde a utopia e a esperança genuínas perderam-se no consumo desenfreado, Jantar mostra a dualidade do homem superficialmente bem-sucedido, mas capaz de se autodestruir ao revelar sua vaidade e egoísmo durante uma elegante refeição de quatro pratos.

No elenco estão Michelle Boesche, Alexandra Golik, Hélio Cicero, Julia Diniz, Marco Barretho, Mauro Schames e Victor de Seixas. A cenografia e os figurinos levam a assinatura de Mauro Baptista Vedia, a iluminação é de Aline Santini e a trilha sonora, de Jonathan Harold. A direção de produção de Edinho Rodrigues.

“A peça se caracteriza pela riqueza das personagens, muito singulares e excêntricas. Procuro dirigir os atores de forma a cada um deles ter uma composição única diferente. Cada um com seu tempo, voz e corpo próprios. Tento encontrar o que chamo de interpretação polifônica”, conta o diretor Mauro Baptista Vedia.

O enredo, com vários pontos de virada, apresenta cada um deles de forma cômica e surpreendente, às vezes surreal, levando o espectador a refletir sobre o que vê, na mesma medida em que também se diverte. Como alerta, aponta para um mundo cada vez mais desigual e competitivo a todo custo, onde as relações humanas importam cada vez menos.

Em uma entrevista ao jornal londrino The Independent, à época da estreia, a autora Moira Buffini, também reconhecida roteirista de cinema e televisão, falou sobre seu processo de criação e de suas impressões a respeito da obra:

“Toda vez que eu tento escrever sobre algo realmente sério, acaba se tornando cômico. Em Dinner, queria mostrar um mundo fora do comum. Por isso, deliberadamente, criei personagens inteligentes, educados e liberais, mas miseravelmente egoístas, com um vazio espiritual e moral em seus corações. É trágico, realmente, mas segui adiante porque também é extremamente engraçado”, declarou.

“É uma dramaturgia bem contemporânea, com várias camadas. Um texto muito divertido e muito inteligente, muito político e agitado ao mesmo tempo, instigante, inteligente a ágil. O desafio da direção é conseguir dar conta de todas estas camadas com sutileza e múltiplos ritmos”, acrescenta Vedia.

Vedia, também diretor de cinema (Jardim Europa_, dirigiu três obras teatrais do cineasta e dramaturgo Mike Leigh, A Festa de Abigaiu (mais de 60.000 espectadores em três anos de temporada), Extase e Os penetras, a peça Ligações Perigosas (teatro FAAP) e a infanto juvenil Gangue, ganhadora de três prêmios FEMSA.

Vedia ressalta ainda que preferiu manter as referências britânicas contidas no texto original, por entender que a estrutura de classes e o comportamento delas é bem diferente do que ocorre no Brasil. “Por outro lado, tratamos de questões universais, como a relação entre elite e classe trabalhadora, o que certamente vai envolver o público quanto às questões ali colocadas”, afirma.

Texto de Moira Buffini | Direção de Mauro Baptista Vedia | Traduzida por André Carvalho | Elenco: Michelle Boesche (Paige), Hélio Cicero (Lars), Alexandra Golik (Wynne), Mauro Schames (Hal), Julia Diniz (Sian), Marco Barretho (Mike) e Victor de Seixas (o Garçom) | Cenografia e Figurino Mauro Baptista Vedia | Iluminação Aline Santini | Trilha Sonora Jonatan Harold | Design Gráfico Fabrício Síndice | Fotografia Heloísa Bortz | Produção Executiva: Fabricio Sindice | Direção de Produção: Edinho Rodrigues | Realização Brancalyone Produções Artísticas e Kashmir Produções