Música

MÚSICA | 02 de dezembro

Orquestra Experimental da USFCar

Orquestra Experimental da UFSCar
90 min
Quarta-feira dia 02 às 20h30
Ingressos: Entrada Franca - retirada de ingressos em qualquer loja da Rede Tiradentes e UFSCar

Com o objetivo de socializar a música, a Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos tem realizado um trabalho de base, no qual jovens, adultos e crianças manifestam e divulgam a cultura musical em um repertório variado com músicas eruditas, Jazz, Folclore Brasileiro e MPB. Mais do que um grupo preparado para apresentações, a Orquestra Experimental, como o próprio nome já diz, é um laboratório vivo, um espaço para o estudo das variações musicais, das notas e, acompanhando a vocação pioneira da própria Universidade, faz uso de instrumentos inexistentes nas orquestras convencionais. Atualmente esta experiência tem dado excelentes resultados com a utilização de violinos, violas, violoncelos, contrabaixo acústico e elétrico, trompetes, trombones, bombardino, flautas transversais, clarinetes, saxofones, flautas doces, xilofones, glockenspiel, vibrafones, teclado, bateria e percussão.

A Orquestra Experimental foi fundada em 1991 sob a coordenação e regência da profa. Ilza Joly, que hoje acompanha as atividades do grupo como flautista doce e regente convidada, e atualmente o grupo está sob a coordenação e regência da Profa. Maria Carolina Joly. Ao longo destes anos tocou com inúmeros artistas consagrados como Dominguinhos, Mozart Terra, Paulo Moura, Ivan Vilela, entre outros, divulgando sua música para diversas cidades brasileiras.

O grupo é formado por 100 integrantes, músicos amadores e profissionais, que se juntam pelo gosto de fazer música. O repertório atual do grupo é constituído pela diversidade rítmica e melódica da música brasileira, interpretando baião, maracatu, MPB, choro, samba, em uma apresentação que o público facilmente se identifica.

Direção: Carol Joly e Lucas Joly Produção: Carol Joly