Exposição

Exposição | 08 de Abril

Velocidade – Abertura da Exposição

Coletivo Artístico Prefixo
Sábado às 20h00 | Entrada Gratuita

A Exposição Velocidad, Velocity, Velocité do Coletivo Artístico Prefixo, da cidade de Limeira, SP é composta por trabalhos realizados em 2016, estará aberta ao público no dia 08 de abril de 2017 às 20h, no Teatro Estadual de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo”.

A Mostra, dá continuidade ao trabalho da última exposição do Coletivo Artístico Prefixo na cidade de Santa Fé, Argentina para a XXI Cumbre Mercociudades realizada pela Unidade Temática de Cultura com o tema: Conviver entre a paisagem. Neste trabalho do Coletivo Artístico Prefixo os criadores Guilherme Carvalho Brito (fotógrafo), Fabiana Granusso (bailarina) e Gláucia Bilatto (diretora artística) buscam um espaço para criar, refletir, experimentar técnicas e inovações criativas.

O conjunto de fotografias que integram a exposição “Velocidad, Velocity, Velocité” representam momentos sensivelmente artísticos, que ao retratar o corpo de uma bailarina imerso no ambiente, destaca pontos específicos da fotografia e criam diferentes sensações, onde, manualmente, o fotógrafo definiu a sensibilidade do sensor à luz, a velocidade de exposição e a abertura do diafragma das lentes utilizadas. O cenário escolhido para este projeto foi a Estação Ferroviária de Limeira, inaugurada em 1876, sendo a porta de entrada para o desenvolvimento social, econômico e político da cidade, manteve-se ativa até 2001 transportando passageiros, atualmente somente cargas. As cinco imagens: Elasticidade, Historicidade, Plasticidade, Velocidade e Voracidade, se integram pelo mesmo sentido, em uma espécie de jogo, que nos remete a um espaço esquecido no cotidiano, mas com inúmeras histórias e memórias construídas pelo povo limeirense, refletidas nas lentes do artista buscando conviver entre a paisagem, que foi essencial para os passageiros e agora é passado…

Guilherme Carvalho Brito é limeirense, fotógrafo autodidata, com trabalho direcionado a espetáculo e paisagem. Atua como profissional pelo interior de São Paulo e possui seu próprio ateliê de impressão Fine Art com alto padrão de qualidade da imagem com ênfase na longevidade, conservação e preservação da fotografia.

A Exposição estará disponível ao público de 08 de Abril à 08 de Julho.

Fotógrafo: Guilherme C. Brito | Bailarina: Fabiana Granusso | Direção: Gláucia Bilatto | Locação: Estação Ferroviária de Limeira | Apoio: Secretaria de Cultura de Limeira / Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho